Google

01 de October de 2014

Home :: Arquivo :: Classificados :: Links :: Profissionais :: Contato

Fale com o Doutor


Pergunta :

Sou estudante de medicina e estou com alguns probleminhas na analise de exames de tgo e tgp de um trabalho de bioquimica.

Queria saber qual método uso para analisar esses exames, qual são os niveis normais e anormais??

obrigadoo

Resposta :

Futuro colega
Ronney

É um enorme prazer poder orientar um estudante de medicina que será no futuro, um trabalhador para a saúde de nossos irmãos, futuros pacientes.
O TGO e TGP são enzimas hepáticas chamadas de transaminases, que processam os aminoácidos no fígado. Sempre que o fígado for agredido e ficar inflamado, estas enzimas aparecem em níveis elevados no sangue.
Níveis de TGO e TGP acima do normal indicam alguma hiperatividade hepática.
Os valores normais para TGO é de 5 a 40 U/L e para TGP é de 7 a 56 U/L .
Mas estes valores podem mudar e dependem do fabricante dos testes que são aplicados nos exames.
Mas tenha muita atenção pois, ter níveis mais altos que o normal destas enzimas não indica, necessariamente, uma doença hepática estabelecida.
O uso de hormônios em excesso, de antibióticos, de antiinflamatórios e de analgécos como o paracetamol, podem frequentemente, elevar TGO e TGP.
E aproveito aqui para alertar você, prezado estudante de medicina, curioso e com certeza um futuro médico preocupado, pesquisador e protetor da saúde de nosso querido povo brasileiro.
JAMAIS MISTURE o PARACETAMOL COM ANTIINFLAMATÓRIOS pois, esta mistura, pode causar uma destruição irreversível no fígado e no rim de seus pacientes.
É o que afirma o Dr. Anthony Wong, médico especialista em tóxicologia do CEATOX ( Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo).

Ele alerta que pode causar lesão no fígado, nos rins e levar até a morte.

A revista TIME, dos EUA publicou uma matéria sobre os riscos do paracetamol.

Segundo ele, o paracetamol não é uma droga inofensiva.

O grande problema está na dosagem.

Muitas vezes o paciente não melhora da febre ou da dor e começa a tomar mais, mais, mais e ai é que vem a destruição do fígado e dos rins.

O mais preocupante é a fila nos hospitais de pacientes esperando a possibilidade de transplantes destes órgãos.

Nos EUA já se sabe que esta associação é lesiva para os rins, há mais de 15 anos.

O paracetamol é mais perigoso em crianças ou adultos que estão apresentando diarréia, vômitos ou problemas agudos ou crônicos de hepatite e ou lesões renais.

MUITO CUIDADO !!!

Anote em seu caderno de apontamentos importantes e divulgue para seus colegas de classe !!!

Segundo o Dr. Wong, do CEATOX, o analgésico que mais causou ocorrências de intoxicação foi o paracetamol por overdose.

Ele orienta que a mãe nunca deve ultrapassar as doses recomendadas e se a febre não diminuir, JAMAIS aumentar a dose.

Não deve ser usado junto com antiinflamatórios e nem com barbitúricos.

Cuidado também para os adultos alcoólatras ou usuários de álcool frequentes.

Para quem se interessou, leia na revista Isto É , de número 1.654, publicada em 2001.

Portanto o TGO e o TGP podem indicar problemas hepáticos ou não.
A interpretação dos níveis altos de TGO e TGP depende do quadro clínico em geral e assim é melhor que isto seja determinado por médicos experientes em hepatologia.

Bons estudos, prezado FUTURO COLEGA !!!

E deixo aqui o meu convite para que você estude também, no futuro próximo, a HOMEOPATIA e a ACUPUNTURA que eu adoro tanto !!!

saudesaude

Dr.Mattoso
jlcmattoso@hotmail.com
F:- (11) 32576945 ou 32312932


:: Voltar para o topo

Opções

:: Lista de perguntas


:: Enviar uma pergunta


:: Verificar pergunta pelo NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO


:: Busca de perguntas