Google

31 de October de 2014

Home :: Arquivo :: Classificados :: Links :: Profissionais :: Contato

Fale com o Doutor


Pergunta :

Estou com nível de ferro muito alto no sangue (FERRITINA), o que provoca esse disturbio.
Pode causar algum mal ?

Resposta :


Cara Cleide,

Quando um paciente se apresenta com ferritina alta na sangue deve levantar as seguintes considerações clínicas:

1. Está ocorrendo realmente sobrecarga de ferro?
Pode sobrecarga de ferro em decorrência de transfusão sanguínea excessiva ou excesso de reposição de ferro num passado recente. Pode também estar ocorrendo sobrecarga de ferro devido a uma mutação genética, onde ocorre alteração do metabolismo do ferro, ocasionando sobrecarga nos tecidos comprometendo a função dos órgãos como coração, pâncreas, fígado, etc, condição conhecida como Hemocromatose. Geralmente a ferritina nestes casos está acima de 1.000 ng/mL. O tratamento neste último caso é com sangria.

2. Não está ocorrendo sobrecarga de ferro?
Por outro lado, a ferritina também é uma proteína de fase inflamatória, o que faz com que a mesma se eleve em condições onde ocorram infecções ou inflamações. Assim, por exemplo, se dosarmos a ferritina em um paciente com pneumonia, pode estar elevada, retornando ao normal, com a melhora da infecção. Da mesma forma um paciente com artrite de joelhos pode apresentar a mesma analogia.
Ainda, a ferritina pode estar elevada em doenças hepáticas agudas ou crônicas (hepatites por exemplo), bem como em doenças de acúmulo (mais raras, como doença de Gaucher) e por fim em doenças malignas (tumores).

O mais importante, portanto, é investigar a causa da elevação da ferritina, para poder tratar e orientar adequadamente cada caso.

Dr. Ivan Paredes, clínico médico do Hospital VITA Curitiba
SaudeSaude


:: Voltar para o topo

Opções

:: Lista de perguntas


:: Enviar uma pergunta


:: Verificar pergunta pelo NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO


:: Busca de perguntas