Brucelose
 
Descrição :

É uma doença bacteriana que pode afetar muitos órgãos do corpo e ser crônica ou prolongada.
 
Causas :

É produzida pela bactéria Brucella. O grupo de risco dessa doença abrange aquelas pessoas que estão em contato com o gado, pois essa bactéria pode ser encontrada no leite não pasteurizado, em tecidos, no sangue, na urina e, especialmente, na placenta dos animais infectados. O contágio entre pessoas não é provável. A pessoa geralmente fica imunizada depois de sofrer a infecção.
 
Sintomas :

Os sintomas de brucelose aparecem entre cinco e trinta dias após ter tido contato com a bactéria; manifesta-se como uma gripe, com febre intermitente e irregular de duração variável, dor de cabeça, fraqueza, suores profusos, calafrios, dores abdominais, perda de peso e dores musculares e articulares gerais. São característicos os picos de febre pela tarde.
 
Diagnóstico :

Um exame de sangue pode detectar os anticorpos específicos contra a bactéria Brucella.
 
Tratamento :

Antes de tudo, a prevenção é importante: beber leite pasteurizado e evitar o contato com animais doentes (gado bovino, ovino, suíno ou caprino e também cães). O controle da infecção pode ser alcançado identificando os animais doentes e eliminando-os e vacinando os animais sadios. Não existe uma vacina para seres humanos. É freqüente a terapia antibiótica após ter a doença. Os sintomas podem durar muito tempo e podem ocorrer recidivas. As dores musculares podem tornar necessário o uso de analgésicos fortes.